Professores do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da UFERSA publicam pesquisa sobre salinidade em periódico de alto impacto

Professores do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (PPGFITO) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Nildo da Silva Dias e Patrícia Lígia Dantas de Morais, como resultado da orientação da dissertação de mestrado do discente Alex Álvares da Silva, aluno do Programa, publicaram uma pesquisa sobre reuso de água na revista International Journal of Phytoremediation (Impact Factor 3.212). O trabalho, intitulado “Fertigation with fish farming effluent at the adequate phenological stages improves physiological responses, production and quality of cherry tomato fruit”, tem como autores Alex Álvares da Silva, Nildo da Silva Dias, Gleydson Dantas Jales, Tainan Costa Rebouças, Pedro Dantas Fernandes, Miguel Ferreira Neto, Patrícia Lígia Dantas de Morais, Emanoela Pereira de Paiva, Cleyton do Santos Fernandes e Francisco Vanies da Silva Sá.

Segundo os docentes, o reuso de água é fundamental para o convívio em regiões semiáridas. A utilização de água de qualidade inferior na agricultura aumenta a produtividade, assim como também reduz os impactos ambientais por descartes inadequados. O efluente da piscicultura tem um alto potencial de salinização dos solos, e a utilização do efluente em ambiente protegido reduz o risco de salinização generalizada. Adicionalmente, utilizar esse efluente para o cultivo do tomate cereja, cultura de alto valor agregado, é um destinação nobre, rentável e que promove desenvolvimento rural sustentável no semiárido.

O trabalho é uma das ações de pesquisa do grupo especializado em “Reuso de Água” da UFERSA e reúne colaborações entre pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e docentes e pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água e Fitotecnia da UFERSA.