Professor e alunas do programa de pós-graduação em Fitotecnia visitam produtor de frutíferas na fazenda DaniFrutas, município de Limoeiro do Norte-CE

Nesta quarta-feira, dia 25/08/2021, o professor Vander Mendonça e as alunas Patrycia Elen Costa Amorim (mestrado), Agda Malany Forte de Oliveira (doutorado) e Luana Mendes de Oliveira (doutorado), todos do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, visitaram o pomar comercial do produtor Daniel Vidal, proprietário da fazenda DaniFrutas, localizada no município de Limoeiro do Norte-CE.

Na área comercial, Daniel cultiva atemoia, fruta híbrida, resultado do cruzamento com a pinheira (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola, Mill). Além da atemoia, o produtor cultiva a pinheira (ata), sendo considerado o produto principal de cultivo e comercialização.

Daniel Vidal vem apostando na diversificação de culturas e iniciou também o cultivo de goiabeira tailandesa e da figueira. A área com figueira foi implantada recentemente, sendo resultando de uma parceria com o grupo de pesquisa em fruticultura da UFERSA, entidade na qual o produtor adquiriu, de uma área experimental implantada na Fazenda da universidade, as estacas para produção de mudas.

Daniel está apostando em altos rendimentos com a cultura da figueira, pois o produtor acredita que, com o manejo de forma diferenciada, obterá produção de alta qualidade, cujo destino será o mercado europeu.

Segundo Daniel, o diferencial no seu pomar é a forma como as culturas são trabalhadas. Ele está conduzindo os plantios no sistema superadensado, com podas diferenciadas e com desbastes de frutos, resultando em frutos de ótimo tamanho e de características organolépticas excelentes.