G1 RN: Pesquisadores estudam viabilidade da produção de pitaya com água de tanques de piscicultura no RN

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró, no Oeste potiguar, estudam a viabilidade da produção da fruta pitaya com água de tanques de piscicultura – criação de peixes. Os primeiros resultados foram positivos.

Cerca de duzentos pés de pitaya foram plantados em março de 2018 no pomar da universidade, a princípio, para avaliar se a planta teria boa adaptação às condições climáticas e de solo da região.

“A gente aqui trabalha com algumas culturas que chamamos de alternativas para o pequeno produtor. Tem várias culturas hoje no estado, banana, mamão, goiaba, que são produzidas por grandes empresas. E os pequenos produtores? Os médios? Qual seria a alternativa para essas pessoas? Então, a gente está testando aqui na universidade, culturas que poderiam suprir essa deficiência para os pequenos produtores e, mesmo com uma pequena área, ele teria um bom retorno financeiro”, explicar o professor de fruticultura da Ufersa e orientador da pesquisa, Vander Mendonça.