O Grupo de Estudos e Pesquisa em Produção Agrícola e Recursos Genéticos Vegetais (GEPPARG) acaba de registrar seu segundo programa de computador junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O novo software, intitulado SweetPotatoLA, teve o registro expedido em 05 de agosto de 2025, sob o Processo nº BR512025003546-2.
Desenvolvido por pesquisadores e docentes do GEPPARG – João Everthon da Silva Ribeiro (PDJ vinculado ao PPGFITO), Antonio Gideilson Correia da Silva (discente de doutorado do PPGFITO), Pablo Henrique de Almeida Oliveira, Ester dos Santos Coêlho (discente de doutorado do PPGFITO), John Victor Lucas Lima (discente de mestrado do PPGFITO), Lindomar Maria da Silveira e Aurélio Paes Barros Júnior (docentes do PPGFITO).
O SweetPotatoLA é uma plataforma web que utiliza o modelo Adaptive Neuro-Fuzzy Inference System (ANFIS), com funções de pertinência gaussianas, para estimar, de forma não destrutiva e precisa, a área foliar de 20 cultivares de batata-doce, com base em variáveis morfométricas simples, como o comprimento e a largura das folhas.
O artigo científico que validou o modelo já está publicado e pode ser acessado em: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2025.3551270.

