Pesquisa da Ufersa busca melhorar a produção de algodão colorido no Semiárido

Estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está desenvolvendo uma pesquisa sobre adubação potássica no algodão colorido. A plantação está localizada na Fazenda Experimental da Ufersa, zona rural de Mossoró, e visa fornecer informações que possibilitem o adequado manejo de cultivares de algodão colorido no semiárido.

O cultivo do algodão no Brasil se concentra na região do semiárido nordestino, onde as condições climáticas contribuem para que a planta se desenvolva. “Eu estou trabalhando com quatro cultivares diferentes de algodão colorido, a BRS Rubi, BRS Safira, BRS Topázio e BRS Verde e cinco doses de potássio”, conta a doutoranda Gisele Lopes dos Santos, “A partir desses tratamentos a gente visa avaliar a viabilidade econômica desse algodão produzido, o desempenho agronômico e também a eficiência dessas doses para o algodão colorido na nossa região semiárida”, ela expõe.