Pesquisa comprova viabilidade do cultivo da pitaya com a reutilização da água da piscicultura

Reutilizar a água residual da piscicultura na irrigação da pitaya. Este é o tema de pesquisa da estudante do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Luana Mendes. O trabalho tem como principal objetivo agregar outra atividade à parte da fruticultura para o produtor, tendo tanto a participação da agricultura quanto também da criação de peixes. A pesquisa da doutoranda da UFERSA tem como orientador o professor Vander Mendonça e, como coorientador, o professor Marcelo Augusto (Tubarão), do Departamento de Ciências Animais.

Localizado no Pomar da UFERSA, o experimento com a pitaya começou a ser instalado em março de 2018. Após alguns estudos iniciais, que mostraram a viabilidade da cultura na região, orientador e orientanda iniciaram a pesquisa que já está perto de finalizar seu primeiro ciclo. “Daqui pra frente vamos continuar com as pesquisas, pois acreditamos que a cultura da pitaya tem potencial muito grande para a nossa região”, explica o professor Vander Mendonça.