Enter your keyword

Parceria vai viabilizar produção de pitaya por agricultores familiares

Depois de constatar a viabilidade da produção de pitaya consorciada com o cultivo de tilápia, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai levar essa tecnologia para pequenos agricultores do assentamento Serra Mossoró, zona rural do município. A iniciativa será através de parceria entre a UFERSA, a Secretaria Municipal de Agricultura, o SEBRAE e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN.

Entendimentos nesse sentido já estão sendo viabilizados entre os pares. A ideia é implantar uma unidade demonstrativa no campo junto a agricultores familiares da localidade Serra Mossoró. O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do município de Mossoró, o médico veterinário Faviano Moreira, visitou a área experimental da pesquisa com a cultura da pitaya, no Pomar da UFERSA, localizada no Campus Sede, em Mossoró.

A pesquisa envolve a união de duas áreas distintas: a fruticultura e a aquicultura. A água que é usada para a criação de peixes, no caso a tilápia vermelha (outro experimento com água salobra na Universidade) é reutilizada para a produção da pitaya, uma fruta que tem grande potencial econômico, mas com baixa produção na região do Semiárido. Esta alternativa pode ser muito viável devido à escassez hídrica, além de sustentável.