CNPq: professora do PPGFITO e do PPGMSA tem projeto aprovado

Três projetos de pesquisadores da Ufersa foram aprovados no Edital 18/2021 – UNIVERSAL do CNPq, que apoia projetos de pesquisa que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

O primeiro projeto, aprovado pela Profa. Dra. Lindomar Maria Silveira, tem objetivo de obter linhagens de linhagens avançadas de melão, melancia e abóbora resistentes a estresses bióticos e abióticos e com elevada qualidade nutricional. As cucurbitáceas, em especial o melão, tem uma grande importâcia, econômica para o Semiárido. A UFERSA possui germoplasmas das três espécies citadas e vem desenvolvendo trabalhos de melhoramento com cucurbitáceas em parcerias com instituições nacionais e internacionais, em especial a Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha.  Espera-se gerar linhagens de resistentes ao oídio, raça 3.5 e a mosca minadora, principal praga da cultura. Para a melancia, a meta é avançar linhagens resistentes aos vírus PRSV-W, WMV e ZYMV e oídio. As abóboras serão selecionadas para resistência a patógenos de solo visando desenvolver porta-enxertos para melão e melancia, bem como para uso direto. Também serão selecionados genótipos com elevado teor de carotenoides, particularmente beta caroteno. Os projetos aprovados estão relacionados aos programas de Fitotecnia e Manejo de Solo e Água.