Matrículas 2023.2

A secretaria do PPGFITO comunica que o período para realização de matrículas para o semestre 2023.2 é de 07 a 11 de agosto de 2023, conforme calendário letivo. Esse período também será destinado para os novos alunos e as novas alunas enviarem os documentos especificados mais abaixo. Os alunos veteranos e as alunas veteranas devem fazer a matrícula por meio do SIGAA.

• PFI0244 – TÓPICOS ESPECIAIS II: Ecofisiologia e manejo nutricional do meloeiro
  • PFI0256 – TÓPICOS ESPECIAIS IV: Métodos Laboratoriais Aplicados à Fisiologia Vegetal
  • PFI0286 – TÓPICOS ESPECIAIS X: Fundamentos em Virologia Vegetal

OBSERVAÇÕES:

a) Os componentes Seminários I, II e III serão ofertadas de maneira remota. O professor da disciplina irá encaminhar o e-mail com o link das aulas para os discentes matriculados e as discentes matriculadas;

b) Cada discente poderá se matricular em mais de uma das disciplinas condensadas a seguir:

• PFI0286 – TÓPICOS ESPECIAIS X: Fundamentos em Virologia Vegetal
  • FTC0044 – FITONEMATOLOGIA

Essas três disciplinas foram cadastradas para os horários noturnos, a fim de evitar problemas no sistema durante o processo de matrícula. No entanto, as aulas dessas ocorrerão em uma semana específica, a ser definida pela Coordenação do PPGFITO e divulgada posteriormente.

c) Os horários das aulas são identificados assim: o número antes da letra indica o dia; a letra indica o turno; os números depois da letra indicam os horários. Exemplo: 4M2345 significa que a disciplina será oferecida às quartas-feiras (4), pela manhã (M), no segundo (2), terceiro (3), quarto (4) e quinto (5) horários. As aulas começam por volta de 08h00min (manhã) e 14h00min (tarde). O 7 (sete) antes da letra indica sábado.

Os alunos ingressantes e as alunas ingressantes devem enviar os documentos digitalizados para o e-mail pgfitotecnia@ufersa.edu.br.

⇒  Documento pessoal com foto, CPF, diploma de graduação (para o mestrado) ou de mestrado (para o doutorado) ou certidão de conclusão (a ser substituída posteriormente pelo diploma em até 06 meses) e o formulário de matrícula (download). Os referidos documentos deverão estar em arquivo único PDF.

Não serão aceitas atas de defesas ou declarações de coordenadores de curso.

⇒ Após o recebimento dos documentos, a secretaria realizará o cadastro do aluno ou da aluna no SIGAA, sendo enviado, para o e-mail do aluno ou da aluna, o número de sua matrícula. Será necessário acessar o link do SIGAA  para criar um usuário (login) e uma senha. Se o aluno ou a aluna já teve ou tem algum vínculo com a instituição – ex-aluno ou ex-aluna, servidor ou servidora etc.– o login e a senha serão os mesmos.

⇒ Após acessar o sistema, o aluno ou a aluna deve escolher as disciplinas que pretende cursar. Essa escolha também deve levar em consideração as indicações feitas pelo orientador ou pela orientadora e a norma do link mais abaixo.

⇒ Para auxiliar na navegação pelo SIGAA, o aluno ou a aluna pode usar este tutorial.

Em caso de quaisquer dúvidas sobre as matrículas, o aluno ou aluna pode encaminhar e-mail para  pgfitotecnia@ufersa.edu.br.

Os novos alunos e as novas alunas devem se matricular em PFI0111 – SEMINÁRIO I.

Os Seminários I, II e III são obrigatórios para todos os alunos e para todas as alunas.

O PPGFITO dispõe de uma norma que estabelece, além das disciplinas obrigatórias da estrutura curricular, outras que devem fazer parte do currículo do aluno.  Link de acesso.