Professores do POSAGRO da UFRR visitam o PPGFITO

Entre os dias 04 e 05 de outubro, docentes do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFERSA receberam a visita de uma comitiva composta pelos professores  Dra. Pollyana Cardoso Chagas, Dr. Wellington Farias Araújo, Dra. Sandra Cátia Pereira Uchôa e Dr. Paulo Roberto R. Rochada do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – POSAGRO da Universidade Federal de Roraima.

Na visita os docentes do POSAGRO/UFRR visitaram os principais laboratórios de pesquisas do Fitotecnia que ficam no Centro de Pesquisa em Ciências Vegetais do Semi-Árido (CPVSA) e tiveram a oportunidade de conhecer os diversos equipamentos existentes nos laboratórios, que dão um grande suporte na qualidade das pesquisas realizadas pelo Fitotecnia.

Na oportunidade também houve uma reunião, onde foi mostrado aos professores visitantes como é o funcionamento do Fitotecnia bem como as principais  iniciativas da UFERSA, via PROPPG, para o financiamento das pesquisas da pós-graduação na instituição.

Os professores visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de pesquisa em campo, com visita a Fazenda Experimental da Ufersa, ao Pomar da Ufersa e também uma visita a fazenda Agrícola Famosa com quase 9.000 colaboradores nos períodos de safra, e com uma área atual total de mais de 30.000 hectares, fazendo da Agrícola Famosa a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo.

Esta visita faz parte da proposta (Chamada Pública de Apoio à Formação de Doutores em áreas Estratégicas Chamada-CNPq Nº 01/2019) aprovada “Cooperação Técnica-Científica UFRR/UFERSA para o fortalecimento da Pós-graduação em Agronomia da UFRR e avanço de conhecimento para o desenvolvimento sustentável as Amazônia” que tem como objetivo o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e não consolidados, para a formação de recursos humanos na pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas com a concessão de bolsas de doutorado, de apoio técnico no país e recursos financeiros para custeios das pesquisas.

Em breve será a vez de uma comitiva composta por professores do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Ufersa que irão visitar o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – POSAGRO da Universidade Federal de Roraima.