Pesquisas potencializam plantio do alho no Rio Grande do Norte

Há mais de dez anos, a pesquisadora Zuleide Negreiros desenvolve estudos com o objetivo de trazer melhorias para a cultura do alho no Rio Grande do Norte. Servidora aposentada da UFERSA, ela acompanha o trabalho de estudantes de pós-graduação da área de Ciências Agrárias. “A gente começou em 2012 com a parceria com a Embrapa Hortaliças para justamente produzir o alho nobre na região semiárida”, conta. No dia 24 de agosto, Zuleide e uma equipe de servidores e estudantes da UFERSA estiveram na fazenda SGAgro, localizado no município de São Miguel, na região serrana do Rio Grande do Norte. No local, uma parceria com a UFERSA e a Embrapa possibilita o desenvolvimento de pesquisas com grande potencial para beneficiar pequenos produtores.

A principal pesquisa em andamento aplica uma técnica chamada de vernalização negativa. O procedimento consiste no resfriamento do alho em temperaturas negativas (de -2°C e -5°C) por cerca de dois meses antes do plantio. Assim, o bulbo irá ficar embaixo da terra por mais tempo e, consequentemente, se desenvolverá melhor, aumentando sua produtividade. A pesquisa é desenvolvida pelo estudante de pós-graduação Eric Morais, sob orientação do professor Leilson Grangeiro, do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais da UFERSA.